TESES E DISSERTAÇÕES

Acesse todas as teses e dissertações orientadas pela Professora Elis Eleutherio nas bibliotecas digitais da UFRJ.

Clique ao lado e busque pelo nome.

Abaixo a lista com os nomes e autores.

Marca biblioteca Ufrj.png
2020

Dissertação | 2020

  1. Fernanda Boechat. Investigação do efeito inibitório da trealose-6-fosfato sobre as isoformas da hexoquinase de
    levedura e da hexoquinase 2 humana.

2019

Tese | 2019

  1. Mariana Dias Castela de Carvalho. Formação dos heterodímeros WT e mutantes: correlação entre atividade hSod1 mutante,
    agregação e a toxicidade mediada por ROS.

2018

Tese | 2018

  1. Germana Breves Rona. Avaliação da função metabólica da oncoproteína NSD3s e da Pdp3 de levedura.

  2. Rayne Stfhany Silva Magalhães. Estudo da proteína Sod1 humana com mutações associadas à Esclerose Lateral Amiotrófica e sua relação com a defesa em células sob diferentes tipos de estresse oxidativo.

2017

Dissertações | 2017

  1. Diego Seixas Gomes de Almeida. Investigação do papel da via de sinalização retrógrada (RTG) de Saccharomyces cerevisiae na reprogramação metabólica celular e sua analogia com transformações tumorais de células humanas.

  2. Igor Patrick Vasconcelos Vieira. Análise funcional e caracterização estrutural in silico da xilose isomerase (Xyl A) de Burkholderia cenocepacia.

  3. Vinicius Simas Grilo. Caracterização do promotor PVSR2 de Phaseolus vulgaris no desenvolvimento de um biossensor de S. cerevisiae sensível ao cádmio.

2016

Tese | 2016

  1. Mauro Braga Franca. Associações funcionais entre estresse oxidativo e toxidez amilóide utilizando levedura como modelo de estudo.

Dissertação | 2016

  1. Renata Maria dos Santos. Análise proteômica quantitativa baseada em iTRAQ de linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae CAT-1 e PE-2.  

2015

Teses | 2015

  1. Daiane Mazzola. Mecanismos moleculares de desintoxicação de cádmio usando o modelo biológico S. cerevisiae - Papel de Yap2.

  2. Raquel de Sousa Paredes. Melhoramento genético de levedura Saccharomyces cerevisiae visando fermentação da fração hemicelulósica obtida pelo tratamento hidrotérmico de bagaço de cana de açúcar.

  3. Aline de Araujo Brasil. Caracterização da ausência de Ubc4 e seu envolvimento na toxicidade da Sod1 humana G93A e A4V associadas à FALS.

Dissertação | 2015

  1. Mariana Dias Castela de Carvalho. Análise do Efeito da mutação I91T na Sod2 de S. cerevisiae.

2014

Teses | 2014

  1. Diana Mariani. Atividade antitumoral de um composto de coordenação de cobre e seu sinergismo com a cisplatina.

  2. Frederico Augusto Vieira De Castro. Avaliação da Citotoxicidade e Genotoxicidade de Naftoquinonas.

  3. Eduardo Thomaz Vasconcelos Trevisol. Regulação da via de síntese de trealose em Saccharomyces cerevisiae e sua potencial utilização como alvo para novas drogas.

  4. Leonardo de Figueiredo Vilela. Engenharia evolutiva e metabólica de Saccharomyces cerevisiae visando melhor a eficiência da fermentação de misturas contendo glicose e xilose.

Dissertações | 2014

  1. Germana Breves Rona. Uma nova visão sobre a função da ORF YLR455W de Sacharomyces cerevisae ortóloga ao próoncogene humano WHSC1L1/NSD3.

  2. Rayne Stfhany Silva Magalhães. Estudo do mecanismo protetor desempenhado pela trealose durante estresse térmico: papel do Agt1 e Ath1.

2012

Tese | 2012

  1. Cristiane Juliano Mathias. Influencia da proteina de membrna Alr1 na desintoxicação de Cd (II) e Hg (II) por Saccharomyces cerevisiae.

Dissertação | 2012

  1. Marta Beatriz Santolin. Retardo do envelhecimento cronológico pela restrição calórica e a ficocianina em células de Saccharomyces cerevisiae mutantes ao gene SIR.

2011

Tese | 2011

  1. Carmelita Gomes Silva. Aspectos químicos de Vellozia kolbekii Alves, Velloziaceae e estudo das atividades antioxidante, citotóxica e antibacteriana.

Dissertação | 2011

  1. Aline de Araujo Brasil. Esclerose lateral amiotrófica e estresse oxidativo: efeito do tripeptideo glutationa.

2010

Teses | 2010

  1. Ricardo da Silva Herdeiro. Superóxido dismutase Cu/Zn e o processo de envelhecimento cronológico em células de Saccharomyces cerevisiae.

  2. Patricia Neves Fernandes. Efeito do estresse oxidativo na mutagênese de P53.

Dissertações | 2010

  1. Leonardo de Figueiredo Vilela. Engenharia metabólica de Saccharomyces cerevisiae visando a fermentação de glicose e xilose em hidrolisados de biomassa do bagaço da cana-de-açúcar.

  2. Frederico Augusto Vieira de Castro. Citoxicidade do lapachol em Saccharomyces cerevisiae.

  3. Eduardo Thomaz Vasconcelos Trevisol. Estudo da função da trealose na fermentação alcoólica e no envelhecimento de Saccharomyces cerevisiae.

2009

Teses | 2009

  1. Sergio Cantú Mannarino. O envovimento da glutationa em abordagens que levam a um aumento da longevidade em Saccharomyces cerevisiae.

  2. Cristiano Jorge Riger. Estudo dos efeitos tóxicos e mutagênicos de metais em células de Saccharomyces cerevisiae.

2008

Dissertações | 2008

  1. Cristiane Juliano Mathias. Estudo da função da proteína Alr1 de Saccharomyces cerevisiae na desintoxicação de metais.

  2. Diana Mariani. Citotoxicidade e função do sistema de defesa antioxidante durante a exposição à cisplatina no modelo Saccharomyces cerevisiae.

  3. Marcelo Aragão Insuellas de Azevedo. Uso do propofol e da N-acetilcisteina como inativadores dos oxirradicais na reperfusão em ratos.

2007

Tese | 2007

  1. Debora Silva Gomes. Estudo do sistema redox Grx e Trx em resposta ao estresse com cádmio em células de Saccharomyces cerevisiae.

Dissertações | 2007

  1. Débora da Costa Morato Nery. O papel da trealose e seu transporte na proteção contra as espécies reativas de oxigênio.

  2. Carmelita Gomes Silva. Avaliação do potencial antioxidante de extratos de plantas brasileiras e da isoquercetina no modelo de célula eucarionte S. cerevisiae.

2006

Teses | 2006

  1. Paula Daniela Braga Adamis. Acompanhamento do metabolismo de glutationa em células de Saccharomyces cerevisiae após o estresse com cádmio.

  2. Marcio José Jamel. Uso da proteina carbonilada como marcador biológico na isquemia e reperfusão intestinal – estudo experimental em ratos.

Dissertação | 2006

  1. Mauro Braga França. Análise do efeito oxidativo na estocagem de células desidratadas de Saccharomyces cerevisiae.

2005

Dissertações | 2005

  1. Patricia Neves Fernandes. Função dos genes SOD1 e GSH1 na aquisição de tolerância ao peróxido de hidrogênio.

  2. Cristiano Jorge Riger. Efeito dos transportadores de zinco na via de desintoxicação de cádmio em Saccharomyces cerevisiae.

  3. Sérgio Cantú Mannarino. O papel do glutatião no envelhecimento cronológico em Saccharomyces cerevisiae.

2004

Dissertações | 2004

  1. Débora Silva Gomes. Efeito dos fatores de transcrição Yap1 e Ace1 na via de desintoxicação de cádmio em S. cerevisiae.

  2. Ricardo da Silva Herdeiro. Aquisição de tolerância ao estresse oxidativo: o papel da trealose e da Sod1.

2003

Tese | 2003

  1. Marcos Dias Pereira. Possíveis sensores envolvidos na aquisição de tolerância ao estresse oxidativo em S. cerevisiae.

2002

Dissertação | 2002

  1. Paula Daniela Braga Adamis. Efeito da superóxido dismutase no estresse causado pelo cádmio em Saccharomyces cerevisiae.

1999

Dissertação | 1999

  1. Marcos Dias Pereira. Fatores de proteção envolvidos na aquisição de resistência ao estresse oxidativo em Saccharomyces cerevisiae.